O que é Siscomex?

Para que uma empresa possa operar no comércio exterior brasileiro, ela deve obrigatoriamente estar habilitada no sistema SISCOMEX (RADAR).

O Sistema Integrado de Comércio Exterior – SISCOMEX é um instrumento informatizado, por meio do qual é exercido o controle governamental do comércio exterior brasileiro.

Este sistema permite o registro de operações de pessoas físicas ou jurídicas que desejem exportar ou importar, tanto por conta própria, quanto por conta e ordem ou por encomenda de terceiros.

A habilitação no Siscomex é uma das etapas prévias ao despacho aduaneiro.

O SISCOMEX integra as atividades de 23 órgãos governamentais que estão envolvidos no Comércio Exterior Brasileiro, entre eles estão: Secretaria da Receita Federal, Ministério da Agricultura MAPA, ANVISA, IBAMA e Departamento de Policia Federal.

A empresa interessada em importar ou exportar deve adequar-se ao negócio pretendido e preparar os documentos necessários para que possa solicitar seu registro no SISCOMEX.

As solicitações são feitas de acordo com o porte da empresa e de sua capacidade operacional, estes determinarão a modalidade da habilitação que pode ser: Expressa, Limitada ou Ilimitada.

Solicite um orçamento